Substituição das embalagens de plástico nas padarias Froiz, por embalagens de cartão mais sustentáveis

Nos Supermercados Froiz continuamos a trabalhar em ações de sustentabilidade ♻️♻️ com o objetivo de reduzir o consumo de plástico e minimizar o seu impacto no meio ambiente. A mais recente iniciativa implementada é a introdução progressiva em todas as padarias do grupo de novas embalagens de cartão.

Continuamos a substituir as bandejas de plástico, de todas as referências de padaria e pastelaria fresca – tanto doce como salgada – procedendo à sua substituição por outras de cartão 100% reciclado. Estas embalagens são mais sustentáveis e 100% recicláveis. Com esta medida, o grupo Froiz espera alcançar uma poupança anual de cerca de 30 toneladas de plástico virgem, na secção de padaria e pastelaria.

Esta ação vem juntar-se a outra já implementada desde 2019 que consiste na redução, em mais de 90%, da utilização de bandejas de poliestireno nas secções de frescos.

A venda de frutas, legumes e frutos secos é realizada, desde sempre, a granel, representando mais de 90% das vendas dos Supermercados Froiz. Desta forma conseguimos evitar a utilização de embalagens desnecessárias e facilitar a compra destes produtos à unidade, por parte dos nossos clientes. As variedades de frutas e legumes biológicos que tradicionalmente eram comercializadas em embalagens plásticas, apresentam agora uma embalagem mais sustentável. É o caso da cenoura, abacate, e cebola 🥕🥑, que são comercializados em rede de algodão. Outros como as batatas, tomates🍎 ou maçãs são embalados em caixas de cartão certificado FSC e, no caso dos produtos que usam plástico, este é sempre biodegradável♻. Outros produtos, como as bananas, são embalados em cinta autocolante.

Além do referido, estamos ainda a desenvolver novas embalagens mais sustentáveis para os produtos marca Froiz. Em colaboração com os fabricantes, já estamos a incorporar embalagens cujo principal material é o plástico reciclado e/ou papel ou cartão com certificado FSC. Este é um esforço conjunto entre a nossa marca e os fornecedores que já se materializa em diversas referências comercializadas nas nossas lojas.

Desde o ano de 2020 que todos os produtos de padaria e pastelaria da marca Froiz, que são fabricados e embalados pela empresa Dulcesol, possuem embalagens biodegradáveis. Com esta medida foi possível reduzir o consumo de 57.685 kg de plástico por ano em todo o grupo.

Produtos de charcutaria como pizzas, queijos e enchidos, já incorporam na sua embalagem uma elevada percentagem de plástico reciclado, tanto na película que envolve o produto como no tabuleiro. A água mineral Froiz – nos seus 4 formatos – já vem embalada em PET com 30% de material reciclado. O leite Froiz é embalado no formato Elopack – mais sustentável e com o selo FSC.